Desde os primórdios da Humanidade, o Homem temeu o poder do ar, da água, da terra e do fogo. Trovões, chuvas, vendavais, o mistério do fogo e da fertilidade da terra eram forças inexplicáveis que provinham de "deuses", de uma força além do alcance do Homem.

O Homem integrou-se à Natureza. Precisou caçar, plantar, procriar . O sol trazia calor, os ciclos da lua refletiam-se na Mulher.

Dentro das primeiras manifestações de Fé, está a Bruxaria, conhecida também como Wicca, ou Velha Religião e é fundamentada no culto à força da Natureza, nos cultos pagãos que emergiram nos campos por ocasião do plantio e das colheitas.

A Bruxaria é uma religião de amor à vida e a principal "lei" é: "Faça sua vontade, sem prejudicar ninguém".

As principais festas, os Sabbats, celebram com muito amor e alegria os ciclos da Mãe Natureza, de Morte e Renascimento, os equinócios e solstícios, a Lua, o Sol. Este ciclo é chamado de A Roda do Ano e é derivada do antigo calendário celta.

A partir disto, bruxos no mundo inteiro cultuam suas divindades tendo como base o panteão de deuses de um determinado grupo étnico. Alguns bruxos reúnem-se em grupos, que denominamos "covens", outros milhares no mundo, seguem seu caminho solitariamente.

Com os adventos religiosos ocorridos na Idade Média, a imagem do Deus foi relacionada ao Diabo como forma de dissipar as tão impregnadas crenças pagãs. Os chifres nada mais eram, para os pagãos, do que uma coroação dentro da tribo àquele homem que disfarçado com pele e chifres de animal, corresse com a manada de gamos por entre as florestas sem por eles ser consumido ou pisoteado. O vencedor deste "jogo" era a própria representação do Consorte da Deusa, símbolo de virilidade e força.

A Bruxaria ressurgiu com força principalmente com a liberação da mulher, com a valorização do feminino que permeou a virada da década de 60 para a de 70.

Hoje, mesmo vivendo em meio a grandes centros urbanos, homens e mulheres dos quatro cantos do mundo retomam os antigos arquétipos da religião pré-Cristã como ferramenta de desenvolvimento pessoal em todos os níveis, buscando aliar a sabedoria de nossos antepassados com o avanço tecnológico do mundo atual.
Princípios Básicos da Bruxaria Moderna
1.Nós praticamos ritos para nos alinharmos ao ritmo natural das forças vitais, marcadas pelas fases da Lua e aos feriados sazonais.
2.Nós reconhecemos que nossa inteligência nos dá uma responsabilidade única em relação a nosso meio-ambiente. Buscamos viver em harmonia com a Natureza, em equilíbrio ecológico, oferecendo completa satisfação à vida e à consciência, dentro de um conceito evolucionário.
3.Nós damos crédito a uma profundidade de poder muito maior que é aparente a uma pessoa normal. Por ser tão maior que ordinário, é às vezes chamado de "sobrenatural", mas nós o vemos como algo naturalmente potencial a todos.
4.Nós vemos o Poder Criativo do Universo como algo que se manifesta através da Polaridade - como masculino e feminino - e que ao mesmo tempo vive dentro de todos nós, funcionando através da interação das mesmas polaridades masculina e feminina. Não valorizamos um acima do outro, sabendo serem complementares. Valorizamos a sexualidade como prazer, como o símbolo e incorporação da Vida, e como uma das fontes de energias usadas em práticas mágickas e ritos religiosos.
5.Nós reconhecemos ambos os mundos exterior e interior, ou mundos psicológicos - às vezes conhecidos como Mundo dos Espíritos, Inconsciente Coletivo, Planos Interiores, etc. - e vemos na interação de tais dimensões a base de fenômenos paranormais e exercício mágicko. Não negligenciamos qualquer das dimensões, vendo ambas como necessárias para nossa realização.
6.Nós não reconhecemos nenhuma hierarquia autoritária, mas honramos aqueles que ensinam, respeitamos os que dividem de maior conhecimento e sabedoria, e admiramos os que corajosamente deram de si em liderança.
7.Nós vemos religião, mágicka, e sabedoria como sendo unidas na maneira em que se vê o mundo e vive nele - uma visão de mundo e filosofia de vida, que identificamos como Bruxaria ou o Caminho Wiccaniano.
8.Chamar-se "Bruxo" não faz um Bruxo - assim como a hereditariedade, ou a coleção de títulos, graus e iniciações. Um Bruxo busca controlar as forças interiores, que tornam a vida possível, de modo a viver sabiamente e bem, sem danos a outros e em harmonia com a Natureza.
9.Nós reconhecemos que é a afirmação e satisfação da vida, em uma continuação de evolução e desenvolvimento da consciência, que dá significado ao Universo que conhecemos, e a nosso papel pessoal dentro do mesmo.
10.Nossa única animosidade acerca da Cristandade, ou de qualquer outra religião ou filosofia, dá-se pelo fato de suas instituições terem clamado ser "o único verdadeiro e correto caminho", e lutado para negar liberdade a outros, e reprimido diferentes modos de prática religiosa e crenças.
11.Como Bruxos Americanos, não nos sentimos ameaçados por debates a respeito da História da Arte, das origens de vários termos, da legitimidade de vários aspectos de diferentes tradições. Somos preocupados com nosso presente e com nosso futuro.
12.Nós não aceitamos o conceito de "mal absoluto", nem adoramos qualquer entidade conhecida como "Satã" ou "o Demônio" como defido pela Tradição Cristã. Não buscamos poder através do sofrimento de outros, nem aceitamos o conceito de que benefícios pessoais só possam ser alcnaçados através da negação de outros.
13.Trabalhamos dentro da Natureza para aquilo que é positivo para nossa saúde e bem estar.

0 comentários:

Postar um comentário


Criei este blog com a intenção de ajudar a outros, que, assim como eu, anseiam por algo que não conhecem, escutam o chamado, e mesmo sem saber como, precisam fazer algo a respeito…e também para ajudar aos que buscam uma palavra de carinho, ou mesmo uma singela ajuda espiritual para enfrentar seus problemas.

Tenho o objetivo de compartilhar com meus amigos e leitores os meus estudos,pesquisas e o que leio sobre assuntos relacionados a Grande Arte.

Eu não compartilho nada em que não acredite…coleto os textos de fontes que considero seguras e verdadeiras e repasso a vocês com os créditos para que tenham a liberdade de procurar e saber mais sobre o autor. Procuro sempre colocar os créditos abaixo das postagens, se acaso esquecer alguma, por favor, avisem-me que colocarei imediatamente.

Espero que possamos caminhar juntos,rumo à Luz e a Sabedoria!Grandes bênçãos a você, amigo visitante!

Boa Viagem!


DEIXA RECADOOOOOOOO

"O aprendiz que você é hoje antevê o mestre que você vai ser. Conhecimento só é poder quando passado para frente. A sabedoria é poder para O OUTRO. Se você é um aprendiz, mas se recusa a ser um mestre, seu aprendizado foi estéril, inútil e provavelmente irreal. Quem aprende DE VERDADE passa o conhecimento para frente."